• beira@adelsofala.org.mz |
  • +258 84 362 1420
  • Encontre-nos :
Junte-se nos

CONHECA NOSSO TRABALHO

  1. Inicio
  2. Agricultura, Segurança Alimentar & Nutrição

A ADEL SOFALA trabalha nas seguintes áreas temáticas Recursos Naturais, Energia e Desenvolvimento Sustentável : Produção/consumo eficiente de energia da biomassa , Apoio ao mercado de sistemas fotovoltaicos, constituição de viveiros comunitários; CGRN/facilitação na canalização dos 20% das comunidades. Microfinanças: Poupança para garantir o acesso ao microcrédito (capital para empréstimos gerados pelos membros dos grupos). Agricultura, Segurança Alimentar e Nutrição: tecnologias melhoradas (sistemas de irrigação, tração animal, banco de sementes, fomento pecuário), Promoção a culturas de elevado valor nutritivo, utilizando produtos acessíveis às famílias e Suporte a cadeia de valores do mel.

Agricultura Segurança alimentar & Nutrição

Tecnologias melhoradas (sistemas de irrigação, tracção animal, banco de sementes, fomento pecuário), Promoção a culturas de elevado valor nutritivo, utilizando produtos acessíveis as famílias e Suporte a cadeia de valores do mel.

Projetos implementados pela agencia

Desde a sua fundação, a Agência de Desenvolvimento Económico Local de Sofala tem estado a trabalhar em vários projectos e parceiros, sempre com foco para o desenvolvimento económico local, assegurando o bem da comunidade. Programa Mulheres, Paz e Segurança (Projecto ONU Mulheres) O projecto Mulheres, Paz e Segurança, que conta com o orçamento global de 33.893.000,00 Meticais, visa beneficiar pelo menos 10.000 mulheres no seu todo, está a ser implementado pela ADEL-Sofala na província de Sofala nos distritos da Beira, Dondo, Buzi, Machanga, Chibabava, Gorongosa e Vanduzi na província de Manica. O objectivo geral do projecto é reduzir as desigualidades existentes entre homens e mulheres, garantir que mulheres tenham acesso a educação, participação na vida pública, acesso a fontes sustentáveis de renda, e sobretudo assegurar o empoderamento socioeconómico das mulheres na sociedade. que por sua vez também preconiza beneficiar mulheres e raparigas em situação similar. Este projecto faz parte do programa designado por ʺPromovendo a participação efectiva de mulheres e raparigas na Paz, Segurança e Recuperação em Moçambiqueʺ, liderado pelo Ministério de Género, Criança e Acção Social em parceira com a ONU Mulheres com o apoio financeiro do Governo da Islândia e o Governo da Noruega.

Bristol Link With Beira (Projecto BLB)

ADEL-Sofala tem estado a trabalhar no projecto Bristol Link With Beira, em parceria com o Conselho Municipal da Beiraneste sentido, os autarcas e oficiais do conselho da Beira têm trocado mensagens e participado em intercâmbios cívicos e exercícios de capacitação. Os prefeitos de ambas as cidades também estão ligados por meio do Parlamento Global de Prefeitos. A ADEL Sofala contribui para o desenvolvimento económico social e sustentável, ao mesmo tempo que reforça parcerias para garantir a participação e o empenho da comunidade. O BLB tem um Memorando de Entendimento com a ADEL de Sofala que tem sido fundamental na identificação de projetos na Beira para o BLB. Amai Mussanhane é uma organização de mulheres com base na comunidade que oferece apoio às crianças locais. Eles fornecem educação, treinamento, habilidades de trabalho e apoio geral a famílias vulneráveis. A Escola Primaria de Matacuane foi patrocinada em várias actividades por escolas da Beira e foi identificada na conferência de doadores após o Ciclone IDAI como uma escola focal para o BLB, todas estas actividades em parceria com a Agência de Desenvolvimento Económico Local de Sofala.

Mozambique Recovery Facility "Recuperação dos Meios de Subsistências" (Projecto PNUD)

Através do Projecto Mozambique Recovery Facility, a ADEL-Sofala contribuiu para o empoderamento das famílias afectadas pelo ciclone IDAI nos bairros de reassentamento de Savane, Mutua e no distrito de Chibabava, onde para alem das actividades de plantacoes, assegurou o melhoramento da produção do mel no distrito de Chibabava, construção de celeiros melhorados, viveiros de fruteiras, construção de tanques pisciculas em Savane e Mutua, e treinamentos para pequenos actividades de geração de renda.

Ligações financeiras (Projecto GIZ)

Com apoio técnico e financeiro da GIZ, o projecto tem como principais directrizes: Aumentar o acesso e o recurso aos serviços financeiros formais, com especial incidência nas zonas rurais e urbanas. Melhorar a qualidade dos grupos, incentivar as poupanças e créditos. O projecto, previa ligar até final 2016 mais de 3.500 indivíduos, com as novas ligações, esperamos abranger uma maior percentagem do universo dos quase 300 grupos, na ordem de 90%. Os grupos que vão se beneficiar serviram de ponto de partida em cada uma das áreas de implementação do projecto. Pelo que as seguintes são abordagens que vão permitir o envolvimento de mais pessoas nas comunidades aos programas de inclusão financeira: Grupos de poupanças, educação financeira nas escolas secundárias e uma plataforma que se encaixe na estrutura anterior dos centros locais de energia e desenvolvimento será promovida obedecendo:

A nível comunitário:
continuaremos com os métodos tradicionais de capacitação e formação através de seminários e campanhas de sensibilização
A nível distrital:
vamos identificar parceiros com capacidade para agregar a informação recolhida com fichas pelos animadores para agregar numa base de dados dos distritos num computador.
A nível provincial:
uma plataforma envolvendo todos os actores será dinamizada para harmonizar os procedimentos, agregar as informações de massa monetária em circulação, para fazer chegar a mesma informação aos bancos e outros actores que se julgar necessário o seu envolvimento na promoção e fortalecimento dos grupos.