• beira@adelsofala.org.mz |
  • +258 84 362 1420
  • Encontre-nos :
Junte-se nos

CONHECA NOSSO TRABALHO

  1. Inicio
  2. Nosso trabalho
Reflorestamento dos Mangais

Reflorestamento dos Mangais

Os mangais são importantes  para os seres vivos e para a natureza, pois providenciam uma série de serviços ecossistémicos, como berçário para reprodução de várias espécies marinhas, protecção costeira contra ventos fortes e ciclones. Em Moçambique são a 13ª maior cobertura global e 3ª maior de África.  O mangal tem sido destruído para construção de habitação, lenha e carvão, espaços de habitação e outros.

Através do apoio de parceiros como: o Governo de Moçambique, WWF, NNV/NORAD,  GIZ/Financial Links, Banco Mundial/Chico, a ADEL-SOFALA reflorestou mais de 47 hectares de mangal nas províncias de Sofala e Zambézia.

Nhangau (Beira) - a área reflorestada actualmente tem fornecido sementes para o reflorestamento de  outras regiões  do pais.

Parque urbano do rio Chiveve (Beira) - para construção das infra-estruturas do parque, houve a necessidade de corte de mangal para entrada das maquinas. Em compensação foram reflorestados   cerca de 7 hectares, para garantir o estabelecimento do parque ecológico na cidade da Beira, possuindo actualmente um viveiro de mangal com capacidade para 40.000 mudas.

Chinde e Marromeu  (Zambézia e Sofala) -  o Delta do Zambeze é uma das áreas de biodiversidade mais importantes do país. A ADEL-Sofala em parceria com o WWF Moçambique está a implementar acções de reflorestamento de mangal e geração de renda através de envolvimento das comunidades locais, no total, cerca de 140 hectares de mangal estao planificados para serem reflorestados, ate o momento mais de 49 hectares já foram reflorestados na província da Zambézia concretamente nas comunidades de Pambane, Liberdade e Nhangulue.

Estudo de base para sequestro de carbono - em parceria com BlueForest, ADEL-SOFALA e a Universidade Católica de Moçambique estão efectuando um estudo socio-ecológico nas zonas com mangais nos distritos da Beira, Dondo, Mwanza e Marromeu.

  1. 2023-10-27 10:07:27