Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

Pacotes de Formação

Orientados para capacitação e empoderamento das comunidades temos para a si e sua organização ferramentas e metodologias universalmente comprovadas, saiba mais...


Junte-se a nós

Confira os nossos estatutos e candita-se para ser um membro da ADEL ou do FEDESMO. Mas não se esquece de enviar informações da sua organização ao Forum Provincial das ONGs de Sofala FOPROSA. Baixe os formulários Relatório de actividades 2014 e plano de actividades 2014

Galeria de Fotos

Fields marked with * are required.
click tracking

Desde 06 de Novembro de 2015.

HIV/AIDS workshop in Nhamatanda

 

Introdução:

O workshop foi realizado durante 3 dias (7 a 9 de Janeiro de 2015) com 32 participantes (22 sexo masculino, 10 sexo feminino. Foi facilitada por Moisés Kakanu, voluntário Ugandês, conselheiro da ADEL em Planeamento e Desenvolvimento Organizacional.

Objectivos do workshop:

  1. Capacitar os participantes, em especial os jovens com conhecimento sobre o HIV / SIDA e habilidades para ser capaz de se proteger contra a infecção por HIV.
  2. Reduzir o estigma e discriminação por cuidar e apoiar aqueles que são afectados pelo HIV / AIDS em suas comunidades.
  3. Aprender a maneira correta de usar o preservativo como uma estratégia de prevenção do HIV.
  4. Desenvolver um plano de acção para o activismo comunitário após o workshop.

Algumas conclusões / observações durante o workshop:

Todos os jovens presentes haviam se envolvido em uma actividade sexual antes. Isto foi descoberto a partir do exercício de avaliação de riscos que foi realizado durante o workshop. As suas respostas à pergunta "Você já fez sexo?" Foi para todos "Sim". 

 

O objectivo deste exercício de avaliação de risco é fazer uma verificação individualizada sobre a própria vida em relação à infecção pelo HIV. Ela antecede a sessão de estratégias de prevenção de HIV. Isto significa que os jovens precisam de informação HIV direito, a fim de se protegerem contra a infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Uma das jovens participantes (Elizia) com uma gravides de 3 meses, disse que não gosta de sua situação e prometeu que depois de dar à luz, ela vai praticar a abstinência secundária do sexo e, posteriormente, retomar os estudos. (ATENÇÃO: Abstinência Secundaria - a pessoa já teve sexo mas decide abster-se como é o caso da Elizia; Abstinência primaria: a pessoas nunca teve sexo e abstém-se)

 

Há muitas Profissionais do Sexo em Nhamatanda por estar no Corredor. Quando questionados sobre como o projecto poderia intervir na questão, participantes sugeriram oferecer as jovens mulheres empregos, uma vez que o que as obriga a recorrer a prostituição é a procura de dinheiro para sobrevivência. Mas persiste o desafio de como poderíamos alcançá-las; os participantes disseram que durante o dia é quando eles estão dormindo, porque eles trabalham a noite toda e não se pode dizer a eles para vir para qualquer reunião sem antes pagar-lhes o tempo!!!

 

Depoimento de Emilia Francisco:

Confira este depoimento em que uma das nossas beneficiarias reconhece que muitos não sabiam o que significa uma associação, apesar dela e seus colegas serem membros de uma associação na sua comunidade.

Constituição do Comite de Gestão de Recursos Naturais de Savane Sede.

Confira reflexos das nossas intervenções em torno de liderança, transparência democracia entre outro, tudo em prol do associativismo.

Depoimento após uma capacitação em matérias de associativismo.