Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

Pacotes de Formação

Orientados para capacitação e empoderamento das comunidades temos para a si e sua organização ferramentas e metodologias universalmente comprovadas, saiba mais...


Junte-se a nós

Confira os nossos estatutos e candita-se para ser um membro da ADEL ou do FEDESMO. Mas não se esquece de enviar informações da sua organização ao Forum Provincial das ONGs de Sofala FOPROSA. Baixe os formulários Relatório de actividades 2014 e plano de actividades 2014

Galeria de Fotos

Fields marked with * are required.
click tracking

Desde 06 de Novembro de 2015.

GCMCRN - Grupo de Coordenação Maneio Comunitário de Recursos Naturais.

O Maneio Comunitário de Recursos Naturais é uma das estratégias adoptadas pelo Governo para a implementação do plano de acção para a redução da pobreza absoluta e, no esforço de implementação da estratégia do maneio comunitário, o Governo desenvolveu um quadro legal favorável à participação activa das comunidades locais e a sociedade civil em geral.

O País conta com mais de 70 iniciativas de maneio comunitário, que motivaram avançar com o maneio comunitário como uma das alternativas adequadas de uso de terra e de desenvolvimento rural sustentável. Entretanto, o grande desafio que esta abordagem de maneio enfrenta é a geração de benefícios tangíveis para as populações directamente envolvidas, particularmente as mulheres, sendo elas as que mais utilizam os recursos naturais desde a prática da agricultura, colecta de lenha, busca da  água, ritos de iniciação e conhecimentos indígenas que elas passam e que gerações após gerações transmitem para as gerações.

A nível da província de Sofala ADEL junto a DPCA, e varias outras instituições como:

UP - CEDECA

SPFFB - Serviços Provincias de Floresta e Fauna Bravia

Direcção Provincial do Turismo

Direcção Provincial de Pescas

Direcção Provincial dos Recuroso Minerais e Energia

INGC

GIZ

Trimestralmente reúnem e reflectem o maneio comunitário.

Para mais informações confira a acta do 18º encontro do grupo.

No presente momento ADEL Sofala esta empenhada em colaborar com o grupo na elaboração de um plano de acções que permita para alem dos encontros regulares proceder visitas as comunidade e alguma intervenção no terreno.

Depoimento de Emilia Francisco:

Confira este depoimento em que uma das nossas beneficiarias reconhece que muitos não sabiam o que significa uma associação, apesar dela e seus colegas serem membros de uma associação na sua comunidade.

Constituição do Comite de Gestão de Recursos Naturais de Savane Sede.

Confira reflexos das nossas intervenções em torno de liderança, transparência democracia entre outro, tudo em prol do associativismo.

Depoimento após uma capacitação em matérias de associativismo.