Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

Pacotes de Formação

Orientados para capacitação e empoderamento das comunidades temos para a si e sua organização ferramentas e metodologias universalmente comprovadas, saiba mais...


Junte-se a nós

Confira os nossos estatutos e candita-se para ser um membro da ADEL ou do FEDESMO. Mas não se esquece de enviar informações da sua organização ao Forum Provincial das ONGs de Sofala FOPROSA. Baixe os formulários Relatório de actividades 2014 e plano de actividades 2014

Galeria de Fotos

Fields marked with * are required.
click tracking

Desde 06 de Novembro de 2015.

MBAULA

É originário do Quénia, onde foi introduzido com grande sucesso há mais de 15 anos. Em Moçambique, o MBAULA é introduzido não só porque é um fogão com um estilo mais moderno, mas também porque o seu uso traz muitas vantagens. Por causa do seu revestimento de barro, tem uma capacidade de conservar calor saiba mais apreciando o manual para produção do Mabula clicando aqui. "O presente Manual apresenta os passos necessários para que se possa produzir um fogão melhorado Mbaula."

 

PLANO DE NEGÓCIOS para produtores de fogão melhorado Mabuala

A biomassa, como lenha e carvão, é usada por aproximadamente 90 % de população Moçambicana como fonte de energia. Esta energia de biomassa é frequentemente usada de forma ineficiente em lugares mal ventilados. Este aspecto cria impactos negativos para a saúde humana e o ambiente natural. A exposição á poluentes está aliada a problemas de saúde como doenças de vias respiratórias, infecções de olho e baixo peso ao nascimento em crianças. O uso difundido de combustíveis de biomassa contribui para o desflorestamento e degradação da terra.
Em reconhecimento destes problemas, a Agência de Desenvolvimento Económico Local da Província de Sofala – ADEL - Sofala promove o uso eficiente de energia de biomassa para habilitar populações de baixa-renda rurais e urbanas, os grupos alvos, que não têm nenhum acesso a electricidade, para satisfazer as suas necessidades de energia numa maneira social e ambiental sustentável. Nesta perspectiva são necessárias soluções para melhorar a sua qualidade de vida.
Uma solução é o Fogão Melhorado que se chama Mbaula, que é composto por uma parte cerâmica e outra parte metálica.
Da produção à comercialização o Mbaula tem o potencial de ajudar os grupos alvos na geração de renda, na redução da pressão sobre a biomassa lenhosa e na redução de custos de energia.
Este plano de negócio apresenta os passos necessários para que um grupo de produtores desenvolva seus negócios e ganhe lucros de maneira sustentável em harmonia com o meio ambiente.

Confira aqui o manual de Mbaula em PDF.

Confira aqui o plano de negócios em PDF.

Depoimento de Emilia Francisco:

Confira este depoimento em que uma das nossas beneficiarias reconhece que muitos não sabiam o que significa uma associação, apesar dela e seus colegas serem membros de uma associação na sua comunidade.

Constituição do Comite de Gestão de Recursos Naturais de Savane Sede.

Confira reflexos das nossas intervenções em torno de liderança, transparência democracia entre outro, tudo em prol do associativismo.

Depoimento após uma capacitação em matérias de associativismo.