Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

Pacotes de Formação

Orientados para capacitação e empoderamento das comunidades temos para a si e sua organização ferramentas e metodologias universalmente comprovadas, saiba mais...


Junte-se a nós

Confira os nossos estatutos e candita-se para ser um membro da ADEL ou do FEDESMO. Mas não se esquece de enviar informações da sua organização ao Forum Provincial das ONGs de Sofala FOPROSA. Baixe os formulários Relatório de actividades 2014 e plano de actividades 2014

Galeria de Fotos

Fields marked with * are required.
click tracking

Desde 06 de Novembro de 2015.

FRONOS MELHORADOS

Forno melhorado para produção caseira de carvão e do vinagre da madeira

A experiência desenvolvida pela ADEL-Sofala, foi adaptada de outras semelhantes desenvolvidas no sudeste Asiático. Esta experiência consistiu na montagem de um sistema de controle do fluxo de ar, para a desidratação e carbonização dos ramos das árvores ou lenha. Confira aqui o passo a passo.


 

Fornos melhorados para queima de peças cerâmica e fogões  poupa lenha móvel.

Três métodos são praticados para queima de peças cerâmicas, o tradicional que consiste em fazer um cova e cobrir as peças com a bio massa, um segundo método consiste em produzir uma caixa rectangular com blocos e usa-se o carvão, o método que temos estado a promover consiste num forno circular que o tamanho depende da capacidade de produção.


 

Os fornos institucionais (padarias)

São constituídos de uma “caixa” onde se deposita o produto para a assadura do pão, com uma câmara de combustão, onde é queimada a lenha e um corpo onde se localiza todo o aparato que conduz o calor da câmara de combustão a “caixa”. O corpo tem no seu exterior tijolos cerâmicos que sustentam no interior um isolador térmico, que evita a troca de calor com o meio ambiente. A “caixa / o forno” geralmente é feita de varões de ferro e cantoneiras, com o revestimento de cimento e vermoculite ou mistura de pó de tijolo e cimento. O forno usa igualmente uma chaminé geralmente feita de alumínio ou folha-de-flandres.   

Caixa interior do forno de padariaCaixa interior do forno de padaria

As dimensões médias da “caixa”, onde se deposita o produto a “cozer” são de cerca de 127cm  x 40cm, podendo no entanto variar de acordo com os objectivos do forno.

Este tipo de fornos institucionais atinge temperaturas na ordem dos 300 graus centígrados e possui um tempo médio de cozedura de 15 minutos.

Fornos de padariaFornos de padaria

Possui um elevado nível de poupança de combustível e de protecção da saúde dos utentes, relativamente aos fornos tradicionais. 

 

Tecnologia

Nr de bocas

Custo de Produção

Forno de padaria

1

20.000,00MTn

 


 

Forno casamance

O Nome Casamance provém do Projecto (PNUD-FAO-UNSO- Senegal, 78/002) entre 1979-1980, na área de Casamance em Senegal.

Porquê Casamance?

Em fornos tradicionais se verifica:
Perda considerável da lenha, uma grande parte é consumida como combustível no processo de carbonização;
Preocupação em usar racionalmente os recursos naturais e minimizar o uso da matéria lenhosa;
Redução do tempo de carbonização e melhorar o processo de conversão da Matéria Lenhosa em Carvão Vegetal;
Benefícios  acrescidos para com a saúde pública. 

Galeria de Fotos: CASAMANCE

Galeria de Fotos: Casamance Tipo VG

Depoimento de Emilia Francisco:

Confira este depoimento em que uma das nossas beneficiarias reconhece que muitos não sabiam o que significa uma associação, apesar dela e seus colegas serem membros de uma associação na sua comunidade.

Constituição do Comite de Gestão de Recursos Naturais de Savane Sede.

Confira reflexos das nossas intervenções em torno de liderança, transparência democracia entre outro, tudo em prol do associativismo.

Depoimento após uma capacitação em matérias de associativismo.