Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

Pacotes de Formação

Orientados para capacitação e empoderamento das comunidades temos para a si e sua organização ferramentas e metodologias universalmente comprovadas, saiba mais...


Junte-se a nós

Confira os nossos estatutos e candita-se para ser um membro da ADEL ou do FEDESMO. Mas não se esquece de enviar informações da sua organização ao Forum Provincial das ONGs de Sofala FOPROSA. Baixe os formulários Relatório de actividades 2014 e plano de actividades 2014

Galeria de Fotos

Fields marked with * are required.
click tracking

Desde 06 de Novembro de 2015.

FOGÕES INSTITUCIONAIS:

Destinado a grandes cozinhas (centros internatos e hospitais, escolas, cadeias, etc...) o fogão institucional é feito especificamente de 4 (quatro) materiais: argila, tijolos cerâmicos, areia e ferro, com pequenas quantidades e que servem de complemento de serradura, cimento e cinza.

O isolamento térmico é feito com materiais capazes de reduzirem as taxas de transferência de calor.

A escolha do tipo do fogão por construir irá depender de uma combinação de factores incluindo:

  • A capacidade da panela desejada/número de pessoas a serem servidas;
  • A existência de alpendre;
  • O tempo de vida esperado.

Os fogões institucionais podem alcançar altos índices de transferência de calor para os alimentos porque cerca de 90% da área da superfície da panela está isolada e tem um sistema de insolação em volta da câmara de combustão e na área de passagem do fogo.

Por causa destes factores, os fogões institucionais possuem um nível de poupança de combustível lenhoso bastante elevado, podendo atingir taxas em volta de 60% relativamente aos fogões tradicionais de três pedras.

 

DESCRIÇÃO

NUMERO DE BOCAS

CUSTO UNITÁRIO

Fogão institucional

2

17.000,00MTn

Fogão institucional

3

22.000,00MTn

Fogão institucional

4

26.000,00MTn


Os custos são referentes a zonas localizadas na Beira e arredores, num perímetro máximo de 20 Km. Para o caso de locais situados fora do referido perímetro, será incluída uma taxa simbólica de transporte e de outras despesas. Encomendas de fogões institucionais em quantidades superiores a 10 bocas beneficiarão de descontos.

No fornecimento dos fogões institucionais (qualquer numero) e de fogões familiares (em quantidades superiores 10 unidades), a assistência inclui uma capacitação aos usuários (beneficiários) em matérias de uso e manutenção e noções básicas de higiene, saúde e meio ambiente.

Existe uma equipe de produtores organizados sob forma de uma empreitada na Cidade da Beira habilitadas para a construção destes fogões  institucionais. 

Confira aqui o passo a passo para a construção de um fogão institucional poupa lenha.

 

ESTUDO DE BASE:

A problemática da retenção dos alunos na escola, que em muitos casos faltavam devido a fome, levou o Governo a adoptar medidas de fornecimento de refeições nessas mesmas instituições de ensino. No entanto, a falta de recursos e de conhecimentos/ tecnologias adequados leva a que tanto as escolas como os centros internatos com grandes cozinhas adoptem metodologias para a confecção dos alimentos usando processos que muitas vezes acabam não compensando o esforço empreendido. Este estudo pretende trazer algumas alternativas para esses problemas, com a adopção de tecnologias de uso de fogões melhorados institucionais, confira o estudo complecto aqui.

Confira aqui a galeria de fotos de fogões institucionais.

Depoimento de Emilia Francisco:

Confira este depoimento em que uma das nossas beneficiarias reconhece que muitos não sabiam o que significa uma associação, apesar dela e seus colegas serem membros de uma associação na sua comunidade.

Constituição do Comite de Gestão de Recursos Naturais de Savane Sede.

Confira reflexos das nossas intervenções em torno de liderança, transparência democracia entre outro, tudo em prol do associativismo.

Depoimento após uma capacitação em matérias de associativismo.