Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

Pacotes de Formação

Orientados para capacitação e empoderamento das comunidades temos para a si e sua organização ferramentas e metodologias universalmente comprovadas, saiba mais...


Junte-se a nós

Confira os nossos estatutos e candita-se para ser um membro da ADEL ou do FEDESMO. Mas não se esquece de enviar informações da sua organização ao Forum Provincial das ONGs de Sofala FOPROSA. Baixe os formulários Relatório de actividades 2014 e plano de actividades 2014

Galeria de Fotos

Fields marked with * are required.
click tracking

Desde 06 de Novembro de 2015.

MICRO - FINANÇAS ASCAs

 

Micro credito, pode-se definir como sendo a concessão de empréstimos de baixo valor  a pequenos empreendedores informais e micro empresas sem acesso ao sistema financeiro formal, principalmente por não terem garantias reais. É um crédito destinado a produção ( capital de giro e investimento) e é concedido com o uso de metodologia especifica. Está orientado a apoiar negócios de pequeno porte, gerenciados por pessoas de baixo rendimento, e não se destina a financiar consumo.

A disponibilidade de crédito para empreendedores de baixo rendimento capazes de transforma-lo em riquezas para eles próprios e para o pais, fazem do micro credito parte importante das políticas de finanças e desenvolvimento rural.

O micro credito adopta sistemas de  garantias mais próximas das condições sócio-económicas dos pequenos empreendedores, cuja ausência/a falta de bens para oferecer como garantias reais é compensada pelo capital social da comunidade ( relações de confiança, reciprocidade e participação).

Devera ser dada especial atenção as mulheres, pois as experiências mostram que são melhores pagadoras do que os homens e são mais interessadas no desenvolvimento da família,  o que as levam a investir os excedentes monetários do empreendimento na melhoria das condições de vida dos seus filhos, principalmente, saúde e educação.

Faz-se necessário pois investir na micro-finança como um todo, apoiando o seu crescimento e fortalecimento para que possa ampliar o acesso ao crédito por parte de centenas de micro-empreendedores. 

 

Confira:

Estudo de impacto sobre os grupos de poupança 

Depoimento de Emilia Francisco:

Confira este depoimento em que uma das nossas beneficiarias reconhece que muitos não sabiam o que significa uma associação, apesar dela e seus colegas serem membros de uma associação na sua comunidade.

Constituição do Comite de Gestão de Recursos Naturais de Savane Sede.

Confira reflexos das nossas intervenções em torno de liderança, transparência democracia entre outro, tudo em prol do associativismo.

Depoimento após uma capacitação em matérias de associativismo.